Projeto Preguiça - RJ

Estudo de Bradypus dos Remanescentes de Floresta Atlântica do Rio de Janeiro.

Objetivos do Projeto Preguiça

Estudar e adicionar informações ao estudo de mamiferos arboricolas, e Xenarthras viventes, com principal foco em preguiças na Mata Atlântica.

Subsidiando o monitoramento das populações de preguiças, e suas interações com o meio ambiente, atraves da densidade, area de uso, e fauna de artrópodes associada, relacionando a efeitos de fragmentação (permeabilidade de matrizes; preferencia interior x borda; ), e disponibilidade de recursos (sazonalidade; itens alimentares;efeito da chuva).

terça-feira, 1 de junho de 2010

Bradypus torquatus & Bradypus variegatus

As preguiças de três dedos pertencem à família Bradypodidae e estão restritas a florestas neotropicais da América Central e do Sul. A preguiça comum, espécie Bradypus variegatus (Schinz, 1825), apresenta uma distribuição ampla, sendo encontrada em quase todos os países da America do sul. Já B. torquatus (Illiger, 1811), conhecida como preguiça-de-coleira, é endêmica da Mata Atlântica. As preguiças são encontradas tanto em ambientes florestais, quanto em ambientes pouco perturbados como a “cabruca” (plantação de cacau em mata silvestre), bem como em pequenas praças urbanas que possuem variedades de espécies exóticas e elevado grau de isolamento de outras populações.

O Estado do Rio de Janeiro é o limite sul da distribuição da preguiça de coleira e aqui já ocorreram em simpatria em algumas áreas com a preguiça comum. Alguns estudos sobre a ecologia de ambas as espécies já foram publicados. Contudo, não há estudos que mostrem tais aspectos, em áreas de simpatria.

Um comentário:

  1. Boa noite! Assunto interessante, estou fazendo um trabalho sobre Bradypus variegatus e gostaria de saber onde posso encontrar esse livro: Schinz, 1825.
    Agradeço a resposta

    ResponderExcluir