Projeto Preguiça - RJ

Estudo de Bradypus dos Remanescentes de Floresta Atlântica do Rio de Janeiro.

Objetivos do Projeto Preguiça

Estudar e adicionar informações ao estudo de mamiferos arboricolas, e Xenarthras viventes, com principal foco em preguiças na Mata Atlântica.

Subsidiando o monitoramento das populações de preguiças, e suas interações com o meio ambiente, atraves da densidade, area de uso, e fauna de artrópodes associada, relacionando a efeitos de fragmentação (permeabilidade de matrizes; preferencia interior x borda; ), e disponibilidade de recursos (sazonalidade; itens alimentares;efeito da chuva).

terça-feira, 1 de junho de 2010

Implicações no Manejo de Bicho Preguiça

No município do Rio de Janeiro observa-se a perda de muitos individuos de bicho-preguiça, devido a diagnosticos equivocados e achismos. Animais são levados a quarentena e translocados sem a devida importancia para a conservação de populações de preguiças em remanescentes, que já sofem com ameaças por perda de habitat.

A enorme deficiência na tomada de decisões de profissionais responsáveis pelo bem-estar animal é um reflexo da baixa procura por informações de especialistas.
Os estudos com animais de vida livre subsidiam informações sobre sua biologia, comportamento e interações. Contudo, informações sobre a dieta e comportamento de termorregulação contribuem para manejo e contenção adequada, minimizando o estresse e favorecendo a recuperação mais rápida e eficiente.

Por favor observem que Tamanduás, preguiças e tatus são animais selvagens e NÃO devem ser tratados como PETS. Por isso quanto maior for o tempo do animal retido em cativeiro menor serão as chances de sobreivência. Esses nacionais são potegidos por leis nacionais e internacionais, incluindo o CITES (Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora).

Um comentário:

  1. oi ana
    meu nome é priscilla estudo biologia e sou louca por mamiferos.Gostaria de saber se poderia ajudar de alguma forma em seu projeto
    parabens e obrigada

    ResponderExcluir